Políticas Editoriais

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

A Revinter adota a filosofia de "acesso aberto", permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo, proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.

SEÇÕES

• Artigos originais;

• Artigos de revisão;

• Ensaios;

• Resenhas;

• Discussão;

• Relato de caso;

• Comentário de Artigo.

IDIOMAS

• Português

• Inglês

• Espanhol

PERFIL DE AUTORES E LEITORES

A Revinter está voltada a um público amplo de pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e outros profissionais qualificados que atuam em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e internacionais.

PERIODICIDADE

Quadrimestral

CIRCULAÇÃO

Meses: (2) fevereiro; (6) junho e (10) outubro.

CATEGORIA DE DOCUMENTOS

A Revinter publica artigos técnicos originais, trabalhos de revisão, ensaios, resenhas, discussões, relatos de caso e comentários de artigo. A apresentação dos artigos por categoria deverá obedecer:

Artigos Originais - são trabalhos resultantes de pesquisa original, de natureza quantitativa ou qualitativa. Sua estrutura deve apresentar necessariamente os itens: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências.

Artigos de Revisão - são contribuições que têm por objeto a análise crítica sistematizada da literatura. Deve incluir com clareza a delimitação do problema, dos procedimentos adotados e conclusões.

Ensaios - são contribuições em que há um forte conteúdo analítico opinativo por parte do autor acerca de um determinado tema.

Resenhas – são análises descritivas e analíticas de livros, artigos e trabalhos recentemente publicadas e de relevância para os temas abordados da Revinter.

Discussão – são discussões com até quatro pesquisadores a respeito de algum tema abordado pela Revinter, levantando diferentes ideias, metodologias, conclusões e resultados.

Relato de Caso – são documentos que apresentam o relato do autor a respeito de uma determinada situação (pesquisa, aplicação de métodos e ferramentas, observação) que trate de algo inovador e pioneiro. Sua estrutura deve ser composta de título, introdução, objetivo, descrição do caso, técnica utilizada ou situação observada, discussão incluindo revisão de literatura, conclusão e referências.

Comentário de Artigo – Comentário a respeito de um artigo publicado pela Revinter, acrescentando alguma informação substancial ao tema. Sua construção é individual, caso sejam mais de uma pessoa realizando um comentário, será considerado como discussão.

Processo de Avaliação pelos Pares

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES E CRITÉRIOS DE ARBITRAGEM

1) Os documentos submetidos para publicação na Revinter serão aceitos para análise pressupondo-se que:

a)deverão ser, exclusivamente, inéditos;

b) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento;

c) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal aprovou a citação;

d) as opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

2) O Comitê Editorial fará uma análise preliminar quanto a pertinência e/ou adequação da submissão ao escopo da Revinter.

a) As contribuições recebidas serão submetidas à uma primeira apreciação pelo editor de seção correspondente a temática do artigo;

b) Em caso positivo, será analisada, em seguida, a aplicação destas normas editoriais tanto na redação quanto na formatação do trabalho por até dois avaliadores no formato de rodadas.

c) Em caso dos avaliadores acreditarem que alguma mudança precisa ser feita, o autor será notificado com a sugestão dos avaliadores.

d) Após as correções serem realizadas o autor submeterá o documento a uma nova rodada, para ser avaliado novamente.

3) O resultado do parecer do Conselho Editorial será comunicado aos autores, sob anonimato, obedecendo o procedimento é conhecido por sistema duplo-cego (double blind review).

4) A Comissão Editorial reserva-se o direito de devolver os originais, quando se fizer necessária alguma correção ou modificação de ordem temática e/ou formal.

5) A Comissão Editorial procederá as alterações de ordem puramente formal, ortográfica e gramatical, visando a manutenção do padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Quando se fizerem necessárias modificações substanciais, os autores serão notificados por e-mail e encarregados de fazê-las e entregar a nova versão no prazo estipulado.

6) Se após três rodadas o documento ainda não estiver de acordo com as sugestões dos avaliadores ele será rejeitado.

Todo o processo de avaliação pode ser visualizado pelo autor através da plataforma OJS, desde a submissão do artigo até a decisão final. 

Revinter em formato Flash

Caso queira realizar a leitura da revista Revinter em formato flash, acesse o link: https://issuu.com/intertox e selecione o número e volume desejado.

Atendimento

Rua Turiassu, 390 | 9º Andar Perdizes | São Paulo-SP CEP 05.005-000 | Brasil

Newsletter

Não perca nenhuma novidade sobre a Revinter! Receba todas as edições da Revinter no seu e-mail grátis!

Search

Lançada! v. 11, n. 2 (2018): Volume 11 • Número 2 • Jun de 2018 - São Paulo  botao 1